xoves, 11 de agosto de 2016

Reencontrando o Lar próprio

Com essas palavras iniciava o professor Carlos Reis a sua palestra na sessão da Academia das Ciências de Lisboa de 14 de julho de 2016; nessa sessão três galegos, membros da Academia Galega da Língua Portuguesa, eram investidos como membros-correspondentes da ACL. Essa frase foi também uma forma poética com a que o antigo reitor da Universidade Aberta homenageava o seu mestre, Ernesto Guerra da Cal, trazendo àquela nobre sala as próprias palavras do saudoso poeta galego e universal.
Atrás da magnifica conferência do catedrático da Universidade de Coimbra, Carlos Reis, que foi precedida pelas palavras de saudação à Galiza do Presidente da ACL, Artur Anselmo, veio a apresentação dos novos académicos pelo professor e grande dicionarista, amigo da Galiza, João Malaca Casteleiro, naquele dia já histórico; pois não é todos os dias que se vira uma página na história da nossa vida linguística e cultural.
Depois vieram os discursos dos três novos académicos, pela mesma ordem em que foram nomeados membros da histórica Academia das Ciências de Lisboa. Primeiro em intervir foi Martinho Montero Santalha. O seu discurso foi um repasso pela nossa historia linguística articulado com a erudição e a humanidade que caracteriza este primeiro presidente da Academia Galega da Língua Portuguesa. Martinho não podia ter escolhido um melhor broche para o final da sua etapa de Presidente da AGLP. Foi a culminação de um percurso que termina e o início de outro.
O seguinte em fazer uso da palavra foi Ângelo Cristóvão, recentemente nomeado Vice-Presidente da AGLP, depois de oito anos de brilhante labor a cargo da Secretaria da Comissão Executiva. No seu discurso, que se caracterizou pela força e o otimismo ativo, salientou o momento atual que vive a Galiza, as suas potencialidades e as possibilidades que nos oferece a Lei para o Aproveitamento da Língua Portuguesa e Vínculos com a Lusofonia, “Lei Paz Andrade”.
Finalmente, fechando as intervenções destes três excepcionais galegos, falou Issac Alonso Estraviz. Um revisão da obra dos gramáticos seiscentistas portugueses em relação à Galiza. O discurso do nosso querido dicionarista, intitulado “Do Návia ao Douro, semente da Língua Portuguesa” foi com grande intenção de corrigir assim o gramático português que escrevera “Do Minho ao Douro, semente da língua portuguesa”. Ficam aí as palavras atrevidas, as palavras daquele que se sabe em casa e pode falar, pode criticar, pois sempre será auto-crítica.
A sensação, tanto na sessão quanto no posterior convívio ao que todos os assistentes fomos convidados para celebrar o evento na própria academia, foi a de estarmos a celebrar, com a maior das normalidades académicas, o retorno dos intelectuais da Galiza ao seio da mais antiga academia da nossa língua comum. Estivemos em casa, fomos reconhecidos, cumprimentados e abraçados como tal. Inauguramos uma nova secção nesta nobre instituição, a de académicos da Galiza.
Doravante darão continuidade à presença galega iniciada com Ernesto Guerra da Cal e Ricardo Carvalho Calero. Este é um patamar firme do que nunca mais deveremos descer, nesta longa irmandade que vem de sempre e vai para sempre, e além, entre a Galiza e Portugal; e que podemos fazer extensível aos países que no mundo falam a nossa língua.
Sem dúvida foi um dia de reencontro, de todos nós com o nosso próprio lar, a nossa língua da que levamos andado tempo demais perdidos.
         

Ningún comentario:

Publicar un comentario