martes, 16 de xuño de 2015

Novidade editorial: ‘A normalização linguística. Uma ilusão necessária’, de Mário Herrero Valeiro

Esta obra é continuação de 'Guerra de Grafias, Conflito de Elites'.

Em 2011 Mário Herrero oferecia-nos Guerra de Grafias, Conflito de Elites, que repassava as políticas da língua que provocaram que a estratégia autonomista alcançasse o estatuto da oficialidade. Chega agora a outra parte da sua pesquisa, A Normalização Linguística. Uma Ilusão Necessária. Nesta obra, Herrero Valeiro fala-nos de uma ilusão necessária para nada mudar: a da normalização linguística. Assim o explica na contracapa do livro:
A normalização linguística, uma ilusão necessária (capa) - Mário HerreroA situação sociolinguística galega resulta do cruzamento de dous processos em aparência paradoxais: um antigo processo de substituição pelo castelhano das variedades galego-portuguesas faladas na Galiza, que se combina com um moderno processo de institucionalização de uma determinada norma do galego-português. Daí resulta um panorama em que a substituição das variedades faladas pode chegar a ficar simbolicamente oculta pela institucionalização de um código autorizado. Por outras palavras: na Galiza de hoje está em curso um terceiro processo, determinado ideologicamente, que estabelece a ocultação da substituição linguística através da propagação do discurso produzido pelas elites políticas que gerem o poder institucional e que se apoiam simbolicamente no saber gerado por setores das elites intelectuais e técnicas. Vivemos num mundo de ilusões. Tentemos desvendar alguma delas.

Mário Herrero ValeiroO autor

Mário Herrero Valeiro
Mário J. Herrero Valeiro (Corunha, 1968). Licenciado em Filologia Hispánica pola Universidade de Santiago de Compostela e Doutor em Filologia Hispánica Universidade da Corunha, trabalha de tradutor. Para além de umha extensa obra sociolinguística em atas de congressos e seminários, é autor de vários livros de poemas, entre eles, Outra Vida. Ganhou em 2015 o Prémio literário Glória de Sant’Anna, ao melhor livro de Poesia em Língua Portuguesa. É membro da Academia Galega da Língua Portuguesa.

 

Ningún comentario:

Publicar un comentario