xoves, 28 de maio de 2015

Canal Semente: desenhos animados na nossa língua

Muitos dos filmes que atualmente visualizam as nossas crianças «levam implícito um grande número de estereótipos e preconceitos a nível de género», assinalam da escola.

A Escola de Ensino Galego Semente inaugura Canal Semente de desenhos animados na nossa língua. Segundo membros da escola, os recursos audiovisuais som um modo de entretenimento «muito presente na nossa»; no entanto, muitos dos filmes que atualmente visualizam as nossas crianças «levam implícito um grande número de estereótipos e preconceitos a nível de género». Com este canal, a Semente pretende fazer uma recolha de recursos «que propiciem a visualizaçom de papéis alternativos àqueles tradicionalmente atribuídos a nenas e nenos».
O Canal Semente também tem como objetivo proporcionar recursos audiovisuais «de qualidade» na nossa língua às pessoas que precisem de audiovisuais de qualidade no nosso idioma. «É umha demanda crescente para muitas famílias que precisam de referentes infantis no nosso idioma», indicam da escola. Atualmente, as tecnologias da comunicaçom permitem aceder a muitos recursos na nossa língua, tanto da Galiza como de outros territórios lusófonos.
Da Semente acreditam que os recursos audiovisuais e nas TIC som «ferramentas úteis de aprendizagem» cujos benefícios podem ser muitos, entre outros a criaçom «de imaginários coletivos, estimulam a fantasia, fornecem valores sociais, enriquecem a comunicaçom lingüística e audiovisual, etc.».

 

Ningún comentario:

Publicar un comentario