mércores, 21 de setembro de 2016

Encontro de Poetas da Língua Portuguesa

Foi no passado dia 10 de setembro que a cidade do Rio de Janeiro acolheu o evento. Será no próximo 24 que Lisboa o acolha. Trata-se da terceira edição do Encontro de Poetas da Língua Portuguesa.

O encontro nasceu, refere a mentora e coordenadora da iniciativa, Mariza Sorriso, para “integrar o maior número de poetas lusófonos” e “congregar parte do universo das rimas perdidas das tribos poéticas espalhadas pelo planeta, fragmentadas pelos aspetos geográficos, sociais ou cronológicos” Os encontros não se limitam aos autores do livro lançado no dia 10, uma antologia comemorativa do encontro, intitulada Em todos os ritmos da poesia, estando aberto a todos os poetas de língua portuguesa que queiram participar, desde “poetas renomados” a “alguns neófitos que estão publicando os seus poemas pela primeira vez.
Somos um só verso
A antologia reúne 267 poemas e 91 poetas de seis países: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e Portugal e segundo se diz a modo de publicidade, “traz a essência do Encontro de Poetas da Língua Portuguesa. Embora estejamos ligados pelo idioma e pela poesia, somos originários de diversas culturas. Além disso, estão reunidos escritores das mais variadas idades, níveis de vivência poética e classe social. Poemas de poetas contemporâneos renomados e premiados, doutores em Letras ao lado de poetas neófitos. Essa diversidade cultural compõe um rico cardápio poético que temos o prazer de apresentar ao leitor. Todos são muito bem-vindos! SOMOS UM SÓ VERSO”.
Uma antologia "traz a essência do Encontro de Poetas da Língua Portuguesa. Embora estejamos ligados pelo idioma e pela poesia, somos originários de diversas culturas"
No Rio o encontro teve lugar no Museu da República onde, para além do lançamento do livro e de apresentações de poetas ao vivo e pela Internet, houve uma apresentação musical de diversos ritmos de países lusófonos e uma palestra intitulada “A importância da Convergência dos Poetas Lusófonos”, com o escritor e docente Wander Lourenço de Oliveira.
O evento segue agora para o Palácio da Independência, em Lisboa, com a presença de poetas e autoridades de vários países lusófonos. Na noite de 23 de setembro, véspera do evento, haverá uma visita guiada à Casa de Fernando Pessoa e uma tertúlia na Casa de Angola
O primeiro Encontro de Poetas da Língua Portuguesa ocorreu em Portugal e o segundo no Brasil. O próximo terá lugar em Moçambique.

Ningún comentario:

Publicar un comentario