E é por ser esta data, que a Fundação Meendinho faz público o ganhador do seu PRÉMIO.
Neste 2016, reunido o órgão reitor da Fundação, em Santa Marinha de Águas Santas (Alhariz), acordou por unanimidade, conceder o prémio Meendinho de 2016 às escolas SEMENTE.
São muitas as razões pola que o projeto de ESCOLAS SEMENTE merecem o Prémio, e que desde a Meendinho resumimos nos seguintes pontos
- As escolas Semente: São o primeiro projeto levado a sério, para criar um modelo de escola nacional da Galiza. É dizer, do verdadeiro ensino público nacional.
- As escolas Semente: São o resultado da vontade de mães e pais, para que os seus filhos e filhas forem formados e educados de jeito livre e afastado do modelo vigorante, que é minorizador e constrangedor deles como galegos/as, e como cidadãos.
- As escolas Semente: Nasceram em Compostela, impulsionadas pelo reintegracionismo, com o contributo decisivo do centro social A Gentalha do Pichel. Foi o reintegracionismo quem mais uma vez ocupou a centralidade social, e deu passos decisivos para levar avante os projetos que a Galiza precisa.
- As escolas Semente: Nascidas em Compostela, hoje expandem-se por Vigo, Ferrol, Lugo e pronto estarão em muitos mais lugares, fazendo possível um sonho muitas vezes sonhado, porém nunca concretizado, e que contra vento e maré vai fincando firmes os seus alicerces.
O prémio será entregue num ato que no seu momento será devidamente anunciado.
Cervelo 5 de maio de 2016
O Presidente: Alexandre Banhos
Ningún comentario:
Publicar un comentario