venres, 13 de febreiro de 2015

A língua afiada do humor chega ao Museu

O Museu da Língua Portuguesa realiza mais uma edição da mostra “Esta Sala é uma Piada”, que entra em seu 4º ano consecutivo de exibição.
Resultado da parceria com a Prefeitura Municipal de Piracicaba (interior de São Paulo), a exposição tem como tema a “indignação” e apresenta mais de 200 obras entre charges, caricaturas e histórias em quadrinhos, selecionados do 41º Salão Internacional de Humor de Piracicaba, o evento mais importante do gênero no mundo e segue até o dia 1 de março de 2015.
O número de obras nesta edição ano cresceu substancialmente, com o uso da Sala das Exposições Temporárias, que ampliou a área expositiva, e também devido à digitalização de várias obras que serão exibidas em monitores.
Além dos trabalhos brasileiros presentes, a exposição contará com obras de artistas de países como México, Cuba, Espanha, Polônia, Romênia, Montenegro, Irã, Indonésia, e o trabalho do artista iraniano Afshin Nazari, vencedor da categoria cartum e do Troféu Zélio de Ouro de 2014.
A exposição terá ainda uma área especialmente dedicada ao Golpe Militar de 1964, trazendo uma oportunidade de reflexão bem humorada, sobre a importância da democracia e das liberdades civis, destacando que o Salão de Piracicaba foi um dos focos de resistência à ditadura.
Também fazem parte da mostra os “Micro Contos de Humor”. Por meio de um concurso realizado desde 2011, o Salão de Humor recebe textos humorísticos com no máximo 140 caracteres, que consiste em um desafio para os autores.
Completando a mostra, será apresentada uma exposição de “fotocartuns” do cartunista O-SEKOER pseudônimo de Luc Descheemaeker, artista belga, professor de arte e cultura no Instituto de Saint-Joseph em Torhout/Belgica e ganhador de mais de 190 prêmios em concursos gráficos no mundo todo.

Ningún comentario:

Publicar un comentario