luns, 30 de novembro de 2015

'Opção Português' promovida nas novas tecnologias por taça de futebol 'virtual' em Vila de Cruzes

Projeto FIFA: a nossa lingua é internacional é umha atividade impulsada polo Clube da Língua do IES Marco do Camballón de Vila de Cruzes.

Com esta iniciativa pretendem promover o uso do português nas novas tecnologias e ademais combater os prejuíços  e comportamentos sexistas  nos video-jogos  e nas atividades desportivas.
Este projeto conta com a colaboração da Associaçom Galega da Língua, AGAL, e o Equipo de Normalización e Dinamización Lingüística do IES Pintor Colmeiro, de Silheda. Ademais, vai ter o apoio de deportistas de base e do fútebol profesional, com especial atenção ao fútebol feminino. O Projeto FIFA botou a andar com uma conferência do programador informático José Ramóm Pichel, da empresa “Imaxin,  Factoria de Software e Multimedia”.
O galego, a língua das nossas avoas e avós, a língua das nossas filhas e filhos, a língua habitual no nosso centro de ensino e no nosso concelho, tamém tem projeção internacional, mais alá das nossas fronteiras administrativas.
A Lei Paz Andrade, impulsada por iniciativa legislativa popular e aprobada por unanimidade no Parlamento galego por todos os partidos políticos, coneta-nos com mais de 200 milhons de falantes de português.
O objetivo deste projeto  é que, sabendo que todos os video-jogos, aparatos eletrónicos, aplicações informáticas, filmes, telemóveis, etc, tenhem a OPÇÃO PORTUGUÊS,  aproveitemos esta vantagem. Desde este ponto de vista, entendendo que o galego tem projeção internacional, temos a sorte de que a nossa língua se fala em diferentes lugares do mundo por mais de 200 millões de falantes.
Graças ao português o computador do nosso citröen pode falar a nossa língua: "Porta esquerda aberta!"
Graças ao português, o nosso telemóvel pode falar como falamos nós: "ferramentas, chamadas, conversas..."
Graças ao português podemos acceder a todos os filmes online dumha comunidade de mais de 200 milhons de falantes.
Graças ao português, podemos acceder a um dos mundos musicais mais variados do planeta, a música lusófona!
Porque o português nasceu aqui, na Galiza e hoje a língua continua a unir-nos com muita gente arredor do mundo!
Porque queremos aproveitar os benefícios de falarmos umha língua que nos une com um mundo de mais de 200 milhons de persoas e multitudes de recursos....
Nós, nos menus de configuraçom, escolhemos OPÇÃO PORTUGUÊS.
O projeto vai-se desenvolver através de conferências, atividades de dinamização e um campeonato de FIFA 15 em XBox em portugués. Este campeonato terá lugar no IES Marco do Camballón o 16 de janeiro de 2016.
No campeonato haverá três categorías, feminina, masculina e mixta e será por parelhas. Haverá 1 prémio por categoria, e as parelhas ganhadoras de cada categoria disputarão o primeiro prémio.
A gente que queira participar deverá anotar-se enviando um correio eletrónico a fifaemgalego@gmail.com ou falando com Andrea (4º ESO) do IES Marco do Cambalhón. A inscrição é de 5€ cada parelha.

Ningún comentario:

Publicar un comentario